Impactos da pandemia de Covid-19 sobre a Reciclagem Inclusiva nas Cooperativas de Catadores no Brasil: Análise Comparativa 2020 – 2021

Date:

Dias, Sonia M., Ricardo Abussafy e Juliana Gonçalves.  2022. Impactos da pandemia de Covid-19 sobre a Reciclagem Inclusiva nas Cooperativas de Catadores no Brasil Análise Comparativa 2020– 2021. Recursos WIEGO - Documento No. 23 Manchester, Reino Unido: WIEGO

Principais Achados:

As cooperativas foram rápidas na implementação dos protocolos COVID-19 nos seus galpões, conseguindo assim maior credibilidade junto aos gestores públicos e maior segurança para seus membros.

O mapeamento mostrou um aumento significativo no número de casos suspeitos e casos confirmados de COVID-19. O número de casos confirmados na amostra aumentou 40 porcento comparado à amostra de 2020. 

O percentual de vacinados chegou a 78 porcento nesta amostra.

Ações de enfrentamento incluíram capacitações sobre protocolos COVID-19 e campanhas de levantamento de recursos para apoio ao trabalho dos catadores.

As cooperativas funcionaram como um colchão amortecedor dos impactos econômicos da crise para os catadores já que várias tiveram apoios dos programas de logística reversa.

Todas as cooperativas participantes da amostra fazem parte do programa de logística reversa e isso pode ter sido um fator determinante em como reagiram nas respostas à crise na primeira metade de 2021 já que vários programas desenvolveram programas de apoio durante a pandemia. 

Veja o Resumo correspondente

Region
Occupational group
Informal Economy Theme
Informal Economy Topic
Resource Type
Language