Cooperativas de catadores - colchão amortecedor contra os piores impactos da pandemia

By:
Sonia M. Dias, Ricardo Abussafy, Juliana Gonçalves
Date:

As cooperativas de catadores funcionaram como um colchão amortecedor para os catadores do Brasil (termo pelo qual são conhecidos no país) contra os piores impactos econômicos da pandemia, uma vez que muitos deles tiveram acesso a apoio, inclusive por meio do sistema EPR do país, conhecido como sistemas de logística reversa.

Todas as cooperativas pesquisadas participam de programas de logística reversa. Isso pode ter sido um fator determinante para o aumento das respostas adaptativas positivas no primeiro semestre de 2021, pois os diversos setores econômicos desenvolveram diversos programas de apoio às cooperativas durante a pandemia.

As cooperativas implementaram protocolos COVID-19 nos galpões assim que a pandemia atingiu o Brasil no início de 2020. Isso ajudou a garantir a segurança de seus membros e aumentou sua credibilidade junto às autoridades locais. 

Mais de três quartos (78 %) dos catadores nesta amostra foram vacinados contra a COVID-19. A pesquisa mostrou um aumento significativo no número de casos suspeitos e confirmados em comparação com a pesquisa de 2020.

As formas com as quais os catadores têm lidado com a crise incluem sua capacitação sobre medidas de prevenção da COVID-19, campanhas de arrecadação de fundos para fortalecer seu trabalho e assistência técnica para a operação de cooperativas de catadores.

Veja o Recursos WIEGO - Documento No. 23

Region
Occupational group
Informal Economy Theme
Informal Economy Topic
Resource Type
Language