Pessoas em emprego informal no Brasil: Um perfil estatístico

By:
Mathilde Bouvier, Joann Vanek, François Roubaud
Date:

CITATION: Bouvier, Mathilde, Joann Vanek and François Roubaud. 2022. Pessoas em emprego informal no Brasil: Um perfil estatístico. WIEGO Resumo estatístico n.° 33.

Street vendor in Salvadore, BrazilPessoas trabalhadoras do Brasil, pessoas trabalhadoras domésticas do Brasil, pessoas catadoras de recicláveis brasileiras, COVID-19 no Brasil.

Este resumo examina dados sobre emprego no Brasil de 2012, 2019 e 2020, priorizando cinco grupos de pessoas trabalhadoras que são principalmente pessoas em empregos informais.

Esses cinco grupos (pessoas trabalhadoras domésticas, feirantes, vendedores e vendedoras de rua, pessoas trabalhadoras domiciliares e pessoas catadoras de recicláveis) representavam quase 14 milhões de pessoas trabalhadoras em nível nacional em 2019. Esses mesmos grupos representavam cerca de 15% do emprego total e um em cada quatro pessoas trabalhadoras em empregos informais.

Em 2020, após o impacto da epidemia da COVID-19, o número de pessoas trabalhadoras nesses grupos caiu para quase 12 milhões, correspondendo a 14% dos empregos. As mulheres que trabalham nesses grupos foram as principais atingidas, perdendo cerca de 1,5 milhão de empregos; em contraste, os homens perderam cerca de 370.000.

Veja um quadro resumido das pessoas trabalhadoras em empregos informais no Brasil, em 2019 e 2020 

Informal Economy Topic
Region
Language
Publication Type