Escola WIEGO: A educação fortalece as organizações de trabalhadorxs para transformar sua vida e a sociedade!

Published Date

WIEGO School Inauguration

Ao longo de seus 25 anos de história, a WIEGO manteve seu compromisso com o fortalecimento das organizações de trabalhadorxs da economia informal.

A Escola WIEGO tem seu início em um momento em que todos os quatro setores, ou seja,  trabalhadorxs domésticxs, trabalhadorxs domiciliares, vendedorxs ambulantes e de mercado e catadorxs, se organizam globalmente para ter voz nas decisões políticas em prol dxs muitxs trabalhadorxs informais.

No mundo do trabalho em rápida mudança, xs trabalhadorxs da economia informal devem estar ainda mais preparadxs para lutar por equidade e justiça por meio de organizações democráticas fortes.

Os quatro objetivos principais da Escola WIEGO, conforme acordado pelo Comitê Consultivo ORP e pelo Conselho da WIEGO, são, portanto:

 

Objetivo 1: Formar líderes de trabalhadorxs informais, especialmente mulheres, para trabalhar dentro de suas organizações e cultivar valores, procedimentos e resultados democráticos; expandir a profundidade e o alcance de suas organizações por meio de recrutamento e organização; desenvolver mecanismos de transparência e prestação de contas; e ampliar a educação dxs trabalhadorxs.

Objetivo 2: Aumentar a capacidade dxs líderes dxs trabalhadorxs informais de se envolver em negociações coletivas com diversas contrapartes (como governos locais, atores da cadeia de suprimentos, corporações e organizações multilaterais) por meio de treinamento especializado em negociação, incluindo negociação especificamente relacionada a programas de formalização.

Objetivo 3: Aprofundar a capacidade dxs líderes das Organizações de Base (OBs) de compreensão, análise e defesa nos contextos de políticas em rápida mudança que afetam diretamente seus meios de subsistência, por meio do aprendizado sobre todos os outros aspectos do trabalho da WIEGO (proteção social, estatísticas, leis e políticas urbanas) juntamente com o desenvolvimento de materiais de educação popular.

Objetivo 4: Treinar líderes de trabalhadorxs informais em habilidades relacionadas à gestão, captação de recursos, comunicação e sustentabilidade organizacional para inspirar uma visão de longo prazo em suas organizações dentro do mundo do trabalho em mudança.

 

A primeira fase da Escola WIEGO acontece virtualmente de meados de maio a meados de julho de 2022, quando três cursos paralelos serão realizados para participantes indicados pelas Organizações em Rede e Cidades Focais globais WIEGO na Ásia, África e América Latina (somente Brasil). Esta fase piloto será executada em apenas alguns idiomas, enquanto a WIEGO testa a metodologia de aprendizado e a tecnologia necessária para manter xs participantes conectadxs.

A primeira fase é um curso geral, composto por sete sessões educacionais com atividades e tarefas para xs participantes entre cada sessão, com o apoio de umx coordenadorx. O objetivo deste curso geral é construir o conhecimento e a confiança dxs participantes nas áreas de recrutamento de membrxs e construção de responsabilidade democrática; proteção social; espaço público e desenho urbano inclusivos; negociações coletivas; e ação coletiva dxs trabalhadorxs da economia informal. Um objetivo adicional, igualmente importante, é construir solidariedade duradoura entre xs participantes de uma região geográfica e entre os diferentes setores da economia informal. Espera-se que, através do processo de educação participativa on-line, xs participantes adquiram novas competências de método educativos dx trabalhadorx e as implementem em suas próprias organizações.

Realizar uma avaliação da primeira fase contribuirá com os planos para a Escola WIEGO no futuro.

Ao construir a unidade da classe trabalhadora, a organização coletiva e a solidariedade, xs trabalhadorxspodem transformar sua vida e sociedade!


Confira nossos Worker Education & Advocacy Materials (Materiais de Educação e Defesa dxTrabalhadorx) | WIEGO. Eles são gratuitos para baixar e compartilhar.      

Informal Economy Theme
Language