CataSaúde Viraliza

CataSaúde Viraliza

English

Introdução

O CataSaúde Viraliza é um projeto de capacitação online de catadores e catadoras (sócio cooperados e autônomos) brasileiros, durante a pandemia da COVID-19. O projeto é  financiado através da linha de apoio OSF-WIEGO. O projeto foi desenhado e implementado conjuntamente com equipes da WIEGO, MNCR, INSEA, ORIS, Núcleo AlterNativas de Produção-UFMG e Pimp my Carroça. A capacitação tem como objetivo discutir temas como:

  • Trabalho seguro e redução de riscos durante a pandemia
  • Desafios no contexto da pandemia
  • Impactos econômicos e na cadeia da reciclagem para além da pandemia
  • Ameaças e estratégias ligadas às questões como incineração, logística reversa, entre outros
  • Mapeamento de estratégias de incidência política

O projeto também busca incentivar e fortalecer laços de solidariedade entre catadores e catadoras sócio-cooperados/as e autônomos/as. Para além do Brasil, o projeto irá promover intercâmbios com catadores e catadoras da América Latina com o intuito de trocar experiências e fortalecer a solidariedade continental.

Mapa CataSaúde participantes

Governança CataSaúde

O projeto se organiza internamente com uma coordenação geral com representação dos parceiros e em Grupos de Trabalho (GT) que são estes:

  • GT pedagógico: com participação da coordenação geral e equipe pedagógica este GT é responsável pela supervisão geral de conteúdo, formato etc.
  • GT conteúdo: responsável pelo planejamento dos conteúdos e objetos de aprendizagem para as turmas do CataSaúde este GT realiza reuniões semanais para produção de conteúdo e organiza também oficinas com participação dos tutores e catadores mobilizadores.
  • GT comunicação: que produz as peças e artes visuais, realiza apoio técnico e operacional no uso das mídias sociais como WhatsApp, e plataformas como Facebook e YouTube e organiza a co-produção com catadores mobilizadores do projeto.
  • GT Comunica/mobiliza: composto por representantes de catadores sócio cooperados e autônomos que atuam em apoio tutorial e de comunicação.

O projeto também tem uma equipe de curadoria de conteúdo de arte educação formada pela coordenação e representação de catadores/as e artista-educador.

Governança CataSaúde

Depoimentos do Campo

CataSaúde emergiu da necessidade de responder à pandemia e a situação deterioração da situação política, econômica e social no país, inclusive seus impactos nos/as catadores/as. O projeto coletivo foi uma forma de reinventar as maneiras de conectar catadores-as do norte ao sul e de fazer educação popular em um mundo digitalizado. Confira alguns depoimentos dos nossos parceiros e catadores/as e da nossa equipe.
 

Madalena Duarte, waste picker leader

“CataSaude é um marco, um divisor de águas como foi Cataforte, o projeto de capacitações do governo federal que formou mais de mil Catadores. Essa formação nos dá encorajamento para avançar.”

Madalena Duarte, Catadora e liderança MNCR


Evaldo Cristiano Garcia, non-organized waste picker

“Os conteúdos aplicados me trouxeram clareza sobre COVID-19. O curso chegou na hora certa e em momento de muita pressão psicológica. A participação no grupo e nas Lives serviram de terapia.”

Evaldo Cristiano Garcia, catador autônomo


Livia Ferreira, Project Manager

“CataSaúde se caracteriza pela resiliência, atuação interinstitucional, e governança ampliada, gestão das sutilezas, e da equipe à distância, pela inovação, pela diversidade da linguagem e dimensão do cuidado, além das potentes trocas de conhecimento.”

Livia Ferreira, Gerente Geral do Projeto


Francisco Lima, Pedagogical Coordinator

“As trocas têm sido positivas para discutir as injustiças, o não reconhecimento, violências diversas, mas também as conquistas para criar uma base comum de estratégias do local ao nacional.”

Francisco Lima - Coordenador Pedagógico


Luiz Netto - Mobilization Manager

“Um desafio do projeto é justamente uma das suas maiores potências: a governança conjunta entre organizações que não haviam trabalhado juntas até então.”

Luiz Netto - Gerente de Mobilização


 

Como Funciona

A capacitação é realizada em três plataformas distintas. Em primeiro lugar, a sala de aula é o whatsapp. São oferecidos momentos específicos para troca de conteúdo e interação. Em segundo lugar, o facebook funciona como biblioteca para todos os conteúdos produzidos e materiais complementares. A terceira plataforma ocorre em formas de Lives abertas, interativas e livres proporcionando troca de experiências e conteúdo de qualidade (com especialistas) para um público maior de catadores/as. As Lives são abertas sempre com pílulas lúdico-pedagógicas de palhaçaria.

Os módulos do curso são divididos em 4:

  • Convivendo com a pandemia no trabalho da Reciclagem
  • Melhorando os sistemas de coleta seletiva e se protegendo da Covid-19
  • Para além da pandemia: estratégias econômicas para catadores(as)
  • Tecendo redes entre catadores/catadoras na América Latina

Recursos

Informal Economy Topic
Occupational group
Region
Language