Impactos das mudanças climáticas e estratégias de adaptação: Experiências de catadoras e catadores de materiais recicláveis do Brasil

By:
Sonia M. Dias, Ana Carolina Ogando, Vanesa Castán Broto, Breno Cypriano, Juliana Gonçalves
Date:

Dias, Sonia Maria, Ana Carolina Ogando, Vanesa Castán Broto, Breno Cypriano and Juliana Gonçalves. 2023. Impactos das mudanças climáticas e estratégias de adaptação: Experiências de catadoras e catadores de materiais recicláveis do Brasil. Nota política da WIEGO n.° 29.

Baixar a versão em inglês


Principais conclusões:

Experiências com eventos climáticos sérios: Muitas catadoras e catadores de materiais recicláveis (91%) vivenciaram, pelo menos, um evento relacionado às mudanças climáticas no ano anterior. 85% relataram ter experimentado calor anormal ou ondas de calor e 39% relataram ter sido expostas a enchentes repentinas. As catadoras e catadores autônomas relataram impactos mais sérios do que aquelas que faziam parte de cooperativas e associações.

Percepção das mudanças climáticas: 98% das pessoas entrevistadas relataram que as mudanças climáticas eram uma questão importante para a vida e o trabalho das catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Enfrentamento e adaptação: O mapeamento detalha uma série de estratégias para lidar e se adaptar, embora a maioria das estratégias seja individual e não coletiva. As respostas individuais incluíram estratégias de adaptação, inclusive
para conseguir continuar trabalhando durante eventos de mudança climática. De forma contrária, as respostas coletivas adotaram uma abordagem mais preventiva, por exemplo, com a coordenação de processos para armazenar resíduos e minimizar impactos.

Fontes de apoio: 30% das catadoras e catadores relataram não ter recebido nenhum tipo de apoio do governo, da sociedade civil e nem do setor privado para ajudar a lidar com os eventos climáticos. Das pessoas que se lembraram de ter recebido apoio, esse apoio veio, principalmente, do setor privado (34%), seguido pelo governo municipal (31%) e organizações não governamentais (23%).

Papel das cooperativas: As cooperativas e outras redes de catadoras e catadores de materiais recicláveis tanto em nível local quanto nacional são as principais fontes de acesso a informações sobre mudanças climáticas. As cooperativas são fundamentais para articular as necessidades de catadoras e catadores de materiais recicláveis e estabelecer parcerias governamentais e não governamentais.

Intervenções prioritárias: Os governos locais devem investir com urgência em infraestrutura de trabalho que seja adequada para enfrentar ondas de calor e enchentes. Além disso, canais de diálogo institucionalizado entre as catadoras e catadores, governos locais e nacional e o setor privado devem ser abertos e/ou fortalecidos. Isso é fundamental para de nir soluções de adaptação transformadoras que re itam o conhecimento das catadoras e catadores e as soluções de baixo para cima.

Informal Economy Theme
Informal Economy Topic
Occupational group
Language
Publication Type