Catadores e catadoras obtêm apoio governamental para aumentar sua resiliência às mudanças climáticas

Hero Image
A infraestrutura precária agrava os impactos das mudanças climáticas
By:
WIEGO
Date:

  • Um novo estudo realizado pela WIEGO mostra que 90% dos catadores e catadoras entrevistados em diferentes regiões do Brasil sofreram com eventos meteorológicos extremos relacionados às mudanças do clima

  • Ministério Público de Minas Gerais assina compromisso para desenvolver resiliência climática entre catadores e catadoras

  • WIEGO faz forte recomendação ao governo de Minas Gerais e ao setor privado para fortalecerem o diálogo com as cooperativas de catadores e catadoras


Minas Gerais, 7 de novembro: Na manhã de hoje, catadores e catadoras do Brasil garantiram o compromisso do governo do estado e do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC) de Belo Horizonte de que irão tomar medidas em prol do desenvolvimento de resiliência climática.

O Ministério Público de Minas Gerais e o FMLC de Belo Horizonte assinaram as cartas-compromisso juntamente com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil e com a WIEGO, em vista dos eventos meteorológicos extremos causados pela mudança climática.

Entre os compromissos assumidos estão a documentação do impacto dos eventos meteorológicos extremos nos catadores e catadoras, a educação ambiental para conscientizar a população, a mensuração do impacto ambiental positivo do trabalho realizado por catadores e catadoras (por meio de uma ferramenta que mede a quantidade de gases de efeito estufa mitigada por meio da sua atividade de reciclagem), e o apoio a políticas públicas de gestão de resíduos sólidos que garantam a participação de catadores e catadoras no setor de gestão de resíduos.

O Promotor de Justiça e Coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público de Minas Gerais, Paulo Cesar Vicente de Lima, afirmou que tais compromissos foram assumidos a partir das lições apendidas com os resultados da pesquisa da WIEGO, intitulada ‘Impacts of Climate Change and Adaptation Strategies: Experiences of Collectors in Brazil’ [Impactos das mudanças climáticas e estratégias de adaptação: Experiências dos catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil].

“O estudo realizado pela WIEGO ajuda o poder público a compreender os desafios atualmente enfrentados por catadores e catadoras e nos abre os olhos para questões contemporâneas, como a relação desse setor com as mudanças climáticas”, disse ele.

“A busca pela garantia dos direitos fundamentais de catadores e catadoras é parte do planejamento institucional do Ministério Público de MG e um dos eixos centrais da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais”.

Os compromissos fizeram parte de um diálogo sobre políticas co-organizado pela WIEGO em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o Ministério Público de Minas Gerais, realizado no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte. Durante o evento, a WIEGO apresentou sua pesquisa, mostrando que mais de 90% dos catadores e catadoras entrevistados em todo o Brasil sofreram com eventos meteorológicos extremos relacionados às mudanças climáticas no ano passado. Muitos e muitas relataram que tais eventos impactam negativamente sua saúde, sua renda e seu trabalho.


Condições meteorológicas extremas impactam a saúde e a renda de catadores e catadoras

Climate-Change Impacts and Adaptation Strategies: Waste Pickers’ Experiences from Brazil busca entender como as mudanças climáticas estavam impactando a renda, o trabalho de catadores e catadoras, além das estratégias de enfrentamento e adaptação utilizadas. Cerca de 100 trabalhadores e trabalhadoras de Manaus, Amazonas; Salvador, Bahia e Belo Horizonte, Minas Gerais foram entrevistados e entrevistadas para a pesquisa.

Sonia Dias, investigadora sênior, afirma que, com as mudanças climáticas acelerando mais rapidamente do que o previsto, é vital entender o seu impacto nessa força de trabalho.

“Nas cidades, notamos que eventos climáticos extremos afetam os catadores e as catadoras: alguns sofreram desidratação, insolação, fadiga e exposição a organismos patogênicos devido ao calor extremo. Muitos outros disseram que condições meteorológicas extremas podem degradar a infraestrutura do seu local de trabalho, danificar seus materiais recicláveis e limitar sua capacidade global de trabalhar,” afirmou.

“Catadores e catadoras ajudam a reduzir a poluição e as emissões de carbono nas cidades brasileiras. Mantêm as nossas cidades limpas e desempenham um papel vital na mitigação das alterações climáticas, por isso é justo que os e as apoiemos no enfrentamento dos impactos das condições meteorológicas extremas”.

Dias comemorou o compromisso do governo de Minas Gerais e do FMLC de Belo Horizonte de se envolverem e apoiarem catadores e catadoras no desenvolvimento de resiliência para enfrentar as mudanças climáticas. Ela destacou a importância desse tipo de colaboração entre diferentes áreas: “Precisamos de colaborações intersetoriais e que os governos municipais invistam em espaços de trabalho com infraestruturas pensadas para as mudanças climáticas, possibilitando que catadores e catadoras maximizem o trabalho incrível que já realizam como agentes ambientais”.


Para mais informações ou entrevistas, entre em contato com:

Nicole Pryor em nicole.pryor@wiego.org, Graciela Mora em graciela.mora@wiego.org ou Kendra Hughes em kendra.hughes@wiego.org (EST).


Notas do editor

Sobre a WIEGO

Mulheres no Emprego Informal: Globalizando e Organizando (WIEGO) é uma rede global dedicada a empoderar as pessoas trabalhadoras, especialmente as mulheres, em situação de pobreza na economia informal para garantir seus meios de subsistência. Acreditamos que todos e todas as trabalhadoras deveriam ter acesso a iguais oportunidades econômicas, direitos, proteção e voz. A WIEGO fomenta a mudança por meio da melhora das estatísticas e da ampliação do conhecimento sobre a economia informal, da construção de redes e capacidades entre organizações de pessoas trabalhadoras e, junto com as redes e organizações, através de sua influência nas políticas locais, nacionais e internacionais. Visite www.wiego.org.


Citações de trabalhadores e trabalhadoras

Suellen Cardoso Ramos, catadora, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis do Brasil, cidade de Manaus

“As mudanças climáticas têm impacto direto na logística de transporte dos resíduos que saem dos municípios e vêm para Manaus, porque estamos em um período de seca. E, com tudo o que vem acontecendo, ainda temos o problema dos incêndios que afetam diretamente o ar que respiramos. Manaus vem sofrendo uma onda de fumaça que está prejudicando a nossa saúde. As mudanças climáticas afetam diretamente a saúde, o trabalho e a renda de catadores e catadoras.”

Occupational group
Language